domingo, 23 de janeiro de 2011

10 fotos que entraram para a história.

Mesmo sendo uma invenção relativamente nova a fotografia conseguiu capturar  alguns dos maiores momentos da civilização humana recente. Nesses dois séculos de história algumas imagens se tornaram ícones que marcaram sua épocas, imagens incríveis que não devem ser esquecidas:


1) O vôo inaugural da história da aviação – outubro de 1906.




No primeiro vôo testemunhado publicamente de um artefato mais pesado que o ar, Santos Dumont percorreu a bagatela de 60 metros em 7 segundos de vôo, realizado no campo de Bagatelle na França. Os americanos irmãos Wright, supostamente realizaram primeiramente a proeza, em 1903, de fazer voar o primeiro avião da história, pena que a única prova documental seja uma mensagem telegráfica.




2) A Explosão Atômica – agosto de 1945.



A humanidade descobre, estarrecida, que a engenhosidade da sua burrice é poderosa suficientemente para desintegrar centenas de milhares de pessoas instantaneamente.

3) ” O Beijo” – 14 de agosto de 1945.


A fotografia intitulada “O Beijo” foi tirada na Times Square, no dia 14 de agosto de 1945, por Alfred Eisenstaedt. Nesse dia, os americanos saíram às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial. “No Dia da Vitória, eu vi um marinheiro que vinha agarrando todas as moças que encontrava. Eu saí correndo junto a ele com minha Leica, olhando para trás por cima de meu ombro. Então, de repente, vi alguma coisa branca sendo agarrada. Girei em torno e cliquei o momento em que o marinheiro beijava a enfermeira”, declarou Alfred Eisenstaedt.
A enfermeira foi identificada como Edith Shain. Em 1980, com 62 anos, ela enviou uma carta ao Eisenstaedt, dizendo: “Nunca assumi publicamente porque podia colocar-me numa posição pouco digna. Mas agora os tempos mudaram”, escreveu Edith.
A revista Life tentou identificar o marinheiro, mas não foi possível, já que se apresentaram 11 candidatos e todos poderiam estar falando a verdade, pois naquele dia vários marinheiros festejaram beijando garotas que encontravam pela frente. Recentemente um teste de biometria realizado por Lois Gibson, especialista forense que desvendou mais de cem crimes, revelou que o homem da foto é Glenn McDuffie. Glenn, que tinha medo de morrer antes de ter sua identidade confirmada, conta que esperava o metrô quando ouviu a notícia do fim da guerra: “Fiquei tão feliz que saí para a rua, quando vi a enfermeira, corri para ela e beijei-a”, declarou. Eles não trocaram palavra. Existe outra foto, do mesmo beijo, feita pelo fotógrafo Victor Jorgensen, de ângulo diferente, e identificada pelo mesmo título.


4) Che Guevara – março de 1960.


A imagem do mais famoso guerrilheiro de todos os tempos foi guindada ao maior ícone gráfico do mundo no século XX, reconhecível em qualquer canto do planeta. Justamente esta a foto que deu origem à sua caricatura tão comum em camisas, adesivos e pinturas na rua.


Capturado em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte pelo soldado boliviano Mário Terán, a mando do Coronel Zenteno Anaya, na aldeia de La Higuera. Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade real do guerrilheiro, que usou durante muito tempo vários documentos falsos para fugir do governo.





5) Assassinato de John F. Kennedy – novembro de 1964.


A morte do presidente dos EUA mais influente de todos os tempos foi o divisor de águas entre o poder 
absoluto das nações e a globalização que se avizinhava no horizonte.
                                                                                                                                                                             Harvey Oswald foi detido 80 minutos depois do assassinato por ter morto um oficial da polícia de Dallas, J.D.Tippit. Foi acusado da morte de Tippit e de Kennedy à última hora da tarde de 22 de Novembro. Oswald negou sempre ter disparado contra o presidente.
O caso de Oswald nunca foi julgado porque dois dias depois, enquanto era trasladado e custodiado pela polícia, Jack Ruby dispara sobre ele e mata-o.



6) Pouso na Lua – julho de 1969


Quando Neil Armstrong deu o pequeno passo para um homem na lua e um gigantesco passo para a humanidade, essa imagem resgitrou o maior feito tecno-científico da civilização humana.

7) Guerra do Vietnã – junho de 1972.


O bombardeio americano sobre a pequena aldeia de Trang Bang, com bombas de napalm, suscitou a foto que se tornou o símbolo da guerra suja do Vietnã, pois revelou de maneira nua e crua o massacre de crianças e civis inocentes.

8) Um homem solitário enfrenta os tanques na praça da Paz Celestial – junho de 1989


Um estudante desconhecido se interpõe na frente de uma coluna de tanques que avançava contra a revolta popular ocorrida na praça mais famosa da China. Até hoje esta imagem está banida dentro da República Popular da China e todos os acontecimentos referentes ao fatídico dia 5 de junho de 1989.

9) Fome na África – 1993.


Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1994 e publicada pelo The New York Times, a foto foi tirada em 1993 no Sudão, pelo fotógrafo sul-africano Kevin Carter(1960-1994). Esta descreve uma criança faminta sem forças para continuar rastejanado para um campo de alimento da ONU, a um quilômetro dali. O urubu espera a morte desta para então poder devorá-la.
Carter disse que esperou em torno de vinte minutos para que o urubu fosse embora, mas isto não aconteceu. Então rapidamente tirou a foto e fez o urubu fugir dali, açoitando-o. Em seguida, saiu dali o mais rápido possível.
O fotógrafo criticou duramente sua postura por apenas fotografar, mas não ajudar, a pequena garota: “Um homem ajustando suas lentes para tirar o melhor enquadramento de sofrimento dela talvez tambem seja um predador, outro urubu na cena.”, teria dito.
Um ano depois o fotógrafo, em profunda depressão, suicidou-se.
O paradeiro da criança é desconhecido.

Trecho de sua carta de suicídio
Eu estou depressivo… sem telefone… dinheiro para o aluguel… dinheiro para o sustento de criança… dinheiro para dívidas… dinheiro!!!… Eu estou sendo perseguido pela viva memória de matanças, cadáveres, cólera e dor… pela criança faminta ou ferida… peloss homens loucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policial, assassinos…


10) Atentados de 11 de Setembro – 2001.




A queda das torres gêmeas do World Trade Center, paralelamente às imagens de heroísmo e sacrifício retratando o grande esforço americano para lidar com a tragédia, deixou o legado das fotos patéticas de figuras silenciosas se jogando no nada.

Nenhum comentário: