terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O Oscar é um "lixo".

O filme de Lucy Walker, codirigido por Karen Harley e João Jardim, um dos finalistas ao Oscar de melhor documentário do ano. A produção anglo-brasileira mostra a interferência que o artista plástico Vik Muniz fez na vida dos catadores de material.


"Lixo extraordinário" concorre pelo prêmio com os documentários "Exit through the gift shop", do artista plástico Banksy; "GasLand", de Josh Fox; "Trabalho interno", de Charles Ferguson; e "Restrepo", de Tim Hetherington e Sebastian Junger.




       

 O documentário é emocionante, prende em cada segundo os olhares de quem o assiste. Com cores neutras e bastante naturalidade os personagens são o reais obras-de-arte da vida real relatada pelos quadros produzidos por eles mesmos e pelas cenas do filme.
Classificado de inúmeras formas, o "arrebatador" trabalho áudio-visual "Extraordinário" não reciclou apenas os materiais usados nas criações artísticas, mas, mudou também a vida de cada participante desse magnífico e criativo exemplo de superação e amor ao próximo.
Realmente, não há muito o que falar, contudo há muito do que sentir. Garantia de fortes emoções à flor da pele, com certeza um reaproveitamento nos seus conceitos de igualdade social, superação e reconstrução ética.








Nenhum comentário: